10 Canais sobre gravidez e maternidade no Youtube

Uma vez ouvi que quando estamos grávidas não pensamos em outra coisa a não ser em tudo o que gira em torno da gravidez.

Sim, desculpe lá, mas vamos falar mais disto aqui sim. E desta vez vou indicar alguns canais de maternidade no Youtube que, de certa forma, me ajudaram a entender alguns processos, me organizar e imaginar como as coisas vão ser depois que a cria nascer.

Leio também alguns livros, artigos e outras fontes, mas os vídeos e as experiências compartilhadas também são super importantes nesta fase em que nos sentimos sozinhas.

A lista não está em ordem de preferência, fique a vontade para explorar e também dar dicas de blogs, canais e sites que podem ajudar nesta fase 🙂

  1. Flávia Calina

flavia-familia620

Foto: Minha Vida (site)

Quem não conhece a família Calina? Flávia é a protagonista do seu canal, que foi iniciado para falar de maquiagem e beleza feminina. Hoje, cada vez mais, sua família faz parte do programa do canal; conhecemos o Ricardo, a Vitória, o Henrique e até a avó Nete. Flávia mostra sua rotina através de vlogs, mas tem sempre vídeos com especialistas, dicas de atividades, receitas para as crianças e temas referentes à criação dos filhos.

Flávia tem o magistério, já trabalhou em escolas infantis e tem muitas dicas de atividades e é defensora do método Montessori.

2. Tiago e Gabi

Tiago-e-Gabi_fotografiafamilia_Laura-Alzueta_004

Foto: Laura Alzueta

O Canal do Tiago e da Gabi é um dos poucos canais em que o pai também aparece como protagonista. Nos demais, é mais uma conversa de mulher pra mulher. Não que isto seja um problema, pelo contrário, é um diferencial do canal.

O canal inicia com o anúncio da gravidez da primeira filha do casal, a Manuh, e vem crescendo a cada dia. Eles já estão na segunda filha, a Nina. Por ser um canal do casal falam sobre o relacionamento e as mudanças causadas por causa da gestação e do nascimento dos filhos, além disso, também relatam a rotina por meio de vlogs.

3. Lulli Trindade

Lulli é paulista e irmã do Tiago, o Tiago da Gabi rsrs. O canal dela começou a pouco tempo, mas já sou fã. Ela é mãe de duas fofuras, o Theo e Maya, e tem compartilhado suas ideias e questionamentos sobre a maternidade. Ela é muito carismática e traz para frente das câmeras questões muito pertinentes e que precisamos mesmo conversa

Lulli Trindade
Foto: Youtube da Lulli Trindade

4. Doula Naia

A Naia, ou melhor a Andressa, tem formação como doula. Além do canal no Youtube, ela também um site. Ela passa uma paz com a sua voz. Ela disponibiliza para seus seguidores meditações, dicas e orientações sobre a gestação e o parto. O canal não possui muitos seguidores e nem me lembro como cheguei ao canal, mas imagino que seja pesquisando meditações para gestação. Nos últimos dias ela tem publicado 30 dicas para o parto, que tem me ajudado a ficar mais tranquila. Se está gestante, só de ouvir a Naia, certamente ficará mais tranquila. E, se por acaso, tiver a oportunidade de tê-la como doula, imagino que será um privilégio.

Doula Naia
Foto: Youtube da Doula Naia

 

5. Mamamor aleitamento materno

A Vanessa é enfermeira e tem dicas muito boas para a gestação, mas, sobretudo, para os cuidados com o bebê. Os temas são desde a preparação do seio para a amamentação a visita ao recém nascido, e, também passo pela alimentação, sono, parentalidade entre outros. Para além de suas dicas, sempre que possível convida especialistas para os temas mais específicos.

Mamamor
Foto: Vanessa do canal Mamamor

6 Hel Mother

Hel Mother também atende por Helen Ramos é mãe solteira do Caetano. Este foi seu mote para começar o canal: desromantizar a maternidade, apresentar questões polêmicas e sua posição feminista sobre o tema. Não a toa seu canal “hel” (faltou um l para que a tradução fosse mesmo inferno) tende a incendiar discussões e fazer com que pensamos em questões que antes ficavam no lugar comum. Sua acidez e ironia, parte de sua personalidade, marcam pel diferença. Atualmente participa de palestras, dá entrevista, e, vá tem aproveitado o seu tempo de fama.

 

Helen Ramos
Foto: Helen Ramos, pelo Estadão

 

7. Meu bebê

O Canal Meu bebê é realizado pelo canal Jonhson’s em que os apresentadores são vários pais e mães convidados para cada episódio. A cada ano lança-se uma temporada em que novas famílias participam. Os temas são bastante variados e abrangem a gestação, cuidados com os bebês, as várias  das crianças. Na atual temporada em cada episódio um tema beeeeem diferente é tratado. Também inovaram nos convidados. Se em temporadas anteriores restringia a participação de duas ou três famílias, nesta a cada episódio uma nova família se apresenta. A participação de especialistas também é um ponto alto.

 

Canal meu bebê
Imagem: Canal Meu Bebê Youtube

8. Lia Camargo e Chata de Galocha 

São dois canais diferentes (e posso ter roubado um bocadinho na lista ;)- mas é que são canais que normalmente não entrariam nesta categoria. Entretanto, as duas blogueiras/vlogueiras – Lia Camargo e Luísa Ferreira – foram mães e também aderiram a temática em seus canais. Fizeram diários do período da gestação, mostram o que deu certo ou não na introdução alimentar e nas compras do enxoval, contaram sobre a experiência do parto e frequentemente realizam vlogs em que os rebentos aparecem. E por isso, entendi que também precisavam entrar.

 

LIa Camaro e Lu Ferreira
Foto: Youtube da Chata de Galocha

 

 

9. Almanaque dos pais

Este canal é apresentado pela Mônica Romeiro e descobri há pouquíssimo tempo e que tenho assistido a vários vídeos. Mônica é mãe do Lucas e da Larissa conta a sua experiência, assim como dá algumas dicas sobre a temática. Para além disso, existe um site com muito mais informação.

 

Mônica Romeiro
Foto: Youtube Almanaque dos pais

 

10. O Renascimento do Parto

Vou roubar neste item, desculpa. Isto não é um canal, mas como é um filme que  está disponível no Youtube. Acredito que seja imprescindível para todas as gestantes que desejam um parto normal, para entender o que tem acontecido no Brasil. O que este documentário nos mostra é a preferência dos  dos médicos e dos planos de saúde pela cirurgia em detrimento do nascimento natural. Então minha amiga, leia muito, busque informações, converse com o obstetra, visite a maternidade e empodere-se para saber o que ocorre nas fase dos trabalho de parto e sobre os possível procedimentos que podem acontecer.

o Renascimento do Parto
Foto: o Renascimento do Parto

 

Além desses, sei que existe mais um moooonte.Quer dizer a gestação e a maternidade é um “mundo” explorado por produtores de conteúdo, especialistas, famílias, marcas etc… Aliás, fica para a próxima falar sobre a fetichação da gravidez, especialmente, em como as marcas aproveitam para vender de tudo e mais alguma coisa, com preços absurdos e do que  vai ser “imprescindível” para a sobrevivem dos nossos filhos. Isso fica pra próxima.

Conhece algum que gosta muito? Compartilhe aqui. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: