Viver Portugal: Freguesias de São Domingos de Benfica e de Benfica

Este é o primeiro post de muitos que estou preparando pra compartilhar por aqui.

Desde que vim morar em Portugal, falei muito pouco sobre as rotinas, os hábitos e as vivências das terras lusas. Aliás, quem acompanha o blog sabe que cheguei há quase 3 anos. No início escrevi um pouco sobre os sentimento todos aqui, aqui e aqui.

Costumo dizer que vim por um motivo e fiquei por outro. A partida não tinha a intenção de emigrar, mas como a vida dá voltas, o destino me trouxe pra cá e o ficar então… isto é caso pra outro post.

Não sei porque demorei tanto a colocar esta ideia em prática. Já pensava nela há um tempo, inclusive partilhando as vivências no Instagram (já me segue lá?). A ideia é contar da vida em Lisboa, sobretudo, cidade onde eu vivo, mas também pelas andanças no país de Camões.

Lisboa está na moda e isto todo mundo sabe. Andar pelo centro é percorrer uma corrente de turistas que perambulam de um lado para o outro. E quem quer visitar a cidade existe um centena de sites com dicas dos principais pontos turísticos. Por isto, minha ideia é compartilhar a vida por aqui, os bairros mais típicos, as andanças por terras nem sempre na lista das “paradas obrigatórias”.

Inspirada, um pouco, por um blog que sigo há tempos, de uma brasileira que há tempos vive na Inglaterra. Vamos lá ver se eu consigo. Pra saber um pouco sobre a vida na terra da rainha, siga a Lolla. Ela é ótima, especialmente, seu humor (ácido).

Começo então do começo. Ou do que é mais próximo pra mim: a Freguesia de São Domingos de Benfica.

Freguesia de São Domingos de Benfica e de Benfica

Primeiro é preciso dizer que as cidades se organizam de modo diferente do Brasil. As freguesias são conforme o site “Conexão Portugal

As freguesias são as menores divisões administrativas de Portugal, diferente do Brasil onde o município é a menor unidade político-administrativa. A freguesia em Portugal é governada por uma Junta de Freguesia, um órgão executivo que é eleito pelos membros da respectiva Assembleia de Freguesia.

Elas são bastante ativas conforme conseguimos ver em seus respectivos sites 1, site 2.

As Freguesias focadas neste post estão localizadas na zona norte de Lisboa.

Ou seja, localizam-se em Lisboa, com cerca 7 a 10 km da zona central, mas com acesso fácil há diferentes zona da cidade. Além disso, é atendida por diversas linhas de autocarro, a Linha Azul do Metro e também com estações de comboio.

mapa_freguesias

Pontos de paragem

Então, chega de lerolero e vamos ao que interessa rsrs

Saí num sábado de manhã de verão para dar uma volta por esta zona e registrar alguns pontos que gosto de ir ou que são marcos para a região: Parque Bensaúde, Estádio da Luz (do Benfica), Centro Comercial Colombo, Pastelaria Califa, Pastelaria Fim de Século II e Mercado de Benfica.

Antes é preciso dizer que esta é zona com uma vida bastante particular, tradicional dos alfacinhas (Lisboeta da gema, sabe?).  Com comércio de rua, restaurantes, cafés e vários serviços.

 

Ponto 1: Parque Bensaúde

Este é um parque que abriu recentemente e penso que é pouco visitado (pelo menos nos horários que eu vou) rsrs. Gosto de ir lá justamente por ser vazio e ter um momento de paz em meio ao caos. Também gosto de fazer caminhadas – apesar de não ter uma área tão grande – mas sempre é bom pra despressurizar.

Informações: https://jf-sdomingosbenfica.pt/parque-bensaude/

Ponto 2: Estádio da Luz

Este talvez seja um dos pontos mais visitados destas Freguesias (se bem que o Zoológico também deve ser, mas não passei por lá).

Este é o Estádio do Sport Lisboa e Benfica, que possui uma zona comercial e também museu. No dia de jogos está sempre cheio de adeptos encarnados. Não sabia, mas os portugueses são alucinados com futebol. Ser benfiquista é pertencer a uma nação.

Informações: https://www.slbenfica.pt/pt-pt

Ponto 3: Centro Comercial Colombo

Este é um shopping com as principais marcas: Zara, Primark, H&M, Fnac, Mac, Levis, Timberland…. várias, várias… é enorme.

Além disso, possui cinemas, supermercados, bancos, farmácia, correios e até um posto policial.

No site, diz que eles estão localizados na freguesia de Carnide, mas, mas… os limites são tão tênues…

 

Informações: https://www.colombo.pt/

Ponto 4: Pastelaria Califas

Ahhh esta é uma parada obrigatória. Tradicional, com várias guloseimas (na altura do natal o bolo rei é disputadíssimo) e uma referência em Benfica.

Costumo comer uma empada de galinha, que foi meu pedido hoje.

Informações: http://www.califa.com.pt/

Ponto 5: Pastelaria Fim do Século II

Já ouvi várias vezes:  você come muitos pasteis de belém? Primeiro é preciso esclarecer que, o Pastel de Belém só é vendido na pastelaria em Belém. Ou seja são pasteis de nata (que mais se parece uma empada) que normalmente se encontro nas pastelarias lisboetas. Ou seja, todo pastel de belem é um pastel de nata, mas nem todo pastel de nata é um pastel de belém. Deu pra perceber? Se bem que, o pastel em questão é qualquer coisa diferente e realmente incomparável. Ok. O assunto é outro: o pastel de nata vencedor do concurso de 2016.

Ahhh porque também existe um concurso anual do melhor pastel de nata de Lisboa. No ano de 2016, o vencedor foi o da Pastelaria Fim de Século II. Pra falar a verdade, não o considero o melhor. Acho o creme muito espesso e com um sabor a caramelo mais intenso que outros que experimentei. Mas se ganhou um concurso é de se experimentar.

Diferente das pastelarias centrais – Mantegaria, Aloma ou Pasteis de Nata e outras centenas que existem na cidade – esta é bem pequena, sem muito charme, com um atendimento nada simpático…

 

Informações: https://www.facebook.com/pages/Pastelaria-Fim-de-S%C3%A9culo-II/1173924962620090

Ponto 6: Mercado de Benfica

Este foi meu destino final da minha caminhada. Lisboa possui vários mercados, alguns foram reformulados e viraram atrações turísticas como o Mercado da Ribeira e o Mercado de Campo de Ourique, e outros, como o de Benfica mantém a tradição. Por ter ido num sábado de manhã estava cheio, com muitas mercadorias e com muito barulho (como de costume) rsrs.

 

Informações: http://www.cm-lisboa.pt/en/equipments/equipment/info/mercado-de-benfica

 

Conhece outros pontos desta zona que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários. Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos que vivem em Lisboa ou que pretendem visitar a cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: