Marina

MARINA_Lateral

Marina é título do filme dirigido por Stijn Coninx, que conta a história do cantor Rocco Granatta, e também é o nome da canção que fez com que Granatta se lançasse ao mundo.

A produção é ítalo-belga, assim, conta com atores de ambas as nacionalidades e também com a paisagem dos dois países (o que acrescenta muito à fotografia!!!). Rocco Granatta nasceu na Itália e  ainda criança se mudou para a Bélgica, pois, seu pai conseguiu um emprego para trabalhar em um mina de carvão. Da infância a vida adulta Rocco dedicou-se a estudar música, mas, sua mudança para a Bélgica mostrou para ele que deveria se virar. Aprendeu a falar o idioma tomando várias pancadas e se enturmou com os músicos locais. Seu pai exigia que ele tivesse um trabalho, ele tentou trabalhar em uma oficina mecânica, dividindo o dia na oficina e as noites nos bares.

Ele se apaixona por Helena, a filha do dono do armazém que queria que ela tivesse um relacionamento com um italiano. Eles se aventuram, se arriscam, ela sofre um abuso e vai para os Estado Unidos. Seu pai sofre um acidente na mina e parece que tudo está perdido em sua vida. Até que, a música Marina, que Rocco e seu grupo gravam sem muita pretensão, estouro na Bélgica e em outros países do mundo. Isso o “salva” do destino de também trabalhar em uma mina.

A história se passa no pós 2ª guerra e mostra uma realidade cada vez mais aparente na Europa. A imigração dos italianos para a Bélgica para trabalhar em subempregos. O filme deixa nítido o problema, que até hoje, o país enfrenta com a imigração. Aliás, não só dos italianos, mas, de outras nacionalidades.

Apesar de não ser o meu filme favorito dos último tempos, gostei de conhecer a história desse cantor, pra mim até então desconhecido, e também de pensar um pouco sobre esses problemas sociais que por aqui, muitas vezes, nos escapa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s