Arte no fim de semana: Orquestra Sinfônica e Irmãos de Sangue

Quando me refiro à arte, quero dizer de peças que me afetam, que me tocam, que me sensibilizam de alguma forma. Assim, entre vários artistas conceituados há vários que eu não gosto, pois, não não provocam nenhum novo sentido na minha percepção.

Pois bem, no último fim de semana pude apreciar duas obras de arte, uma musical e outra teatral. Sabe coisas de deixar arrepiado?

A obra musical foi apresentada pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência de Marcelo Ramos, que tinha no programa Rachmaninoff e Guerra Peixe. A primeira peça teve a presença da pianista russa Kristina Miller-Koeckert, que propiciou ainda mais emoção pelo seu modo de tocar. A cada nota, um sentimento evidente. Estava tudo muito bem arranjado (não sou crítica de música e conheço muito pouco, mas quando o negócio está bom a gente sabe, né?), os baixos, a percussão, os violinos… lindo, lindo… fiquei em êxtase por alguns minutos, pensando em como era bom estar vivo e ouvir aquilo. A segunda obra, de Guerra Peixe, foi uma experiência diferente. Ainda não tinha vista algo assim, música clássica com mistura de música popular. Uma ode à Brasília e ao falecido presidente Juscelino Kubitschek.  Não posso negar que Rachmaninoff mexeu muito comigo.

A peça de teatro intitulada “Irmãos de Sangue” foi outra situação linda do fim de semana. Fui por indicação de uma amiga. Ela disse que tinha que ir, porque era lindo demais. Irmãos de sangue é uma narrativa sem diálogos (!), que conta a relação de uma família de três irmãos e uma mãe solteira. As histórias da infância, as brigas de irmãos… tudo muito bem dirigido, iluminado e atuado. É uma mistura de teatro, dança, mágica. Sim, mágica! Fiquei fascinada com “os truques” proporcionados em cena. A sensibilidade dos atores para contar uma história tão triste sobre a morte de um dos irmãos. Saí do teatro muito emocionada e querendo relembrar cada cena. É uma peça inteligente e brilhante. Palmas aos realizadores.

A peça está em cartaz no CCBB, até o dia 6 de abril. O ingresso é só R$10,00. Informações aqui.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

