Uruguay (parte 3)

Esta será a última parte dos posts sobre a viagem ao Uruguay. Tá bom já, né? Além do que, queria comentar por aqui sobre alguns filmes que vi nos últimos tempos e de uns livros que li também. Assim, pretendo falar de modo breve de alguns aspectos que podem ajudar no planejamento da viagem: gastos e alimentação.

Antes de viajar já tinha visto, em alguns blogs, que trocar o dinheiro por lá valia mais a pena que no Brasil. Realmente! Claro que trocamos um pouco antes para não chegar lá “lisos”, mas deixei para trocar a maior parte do dinheiro em Montevideo. Só para ter uma ideia, no Brasil ficou assim: R$1,00 (um real) — U$U 7,12 (sete pesos uruguaios), lá foi: R$1,00 (um real) — U$U8,40 (oito e quarenta pesos). Parece pouco? Mas quando você vai trocar uma quantia significativa de dinheiro pode sim fazer muita diferença. No final das contas trocar o $$ na capital nos proporcionou 3.ooo pesos a mais no orçamento, o que garantiu tranquilidade durante a viagem. O real deu desvalorizada já que nos sites que consultei diziam que seria possível trocar um real por onze pesos. Não vi nenhum agência de câmbio com essa cotação. Inclusive, considero que fizemos a melhor compra da moeda, pois em várias agências o peso estava variando em torno de 8,05 e até por 7, 30 eu vi.

Você pode pensar que fica difícil trocar a moeda lá, mas não é! Principalmente, se for para Montevideo e Punta, onde são vistas agências de câmbios em vários locais da cidade. A nossa transação foi realizada em uma agência da Ciudad Vieja, próxima a livraria Puro Verso.

Outra ponto que gostaria de destacar: mesmo o real valendo mais que pesos não significa que você fica “rico” no país. Eu tinha essa ilusão da última vez (não sei porque). Explico. As mercadorias no país do mate são bem caras, a alimentação então… além do que a gastronomia não é o forte do país (explico abaixo). O preço das roupas, dos produtos tecnológicos e do transporte público são bastante elevados. Não vale a pena ir para fazer compras. Não mesmo! Por isso quase não trouxe nada. Fiz só uma ousadia e comprei um tênis da Reebook (o clássico, quem lembra? é que em BH não se encontra mais). Comprei porque já estava namorando o tênis desde 2012 e porque recebi um desconto de 40% (aí quem resiste rsrs).

Um ponto que não poderia deixar de comentar: alimentação. Gente, juro, acho que ser vegetariano no Uruguay é mais pecaminosos que casar com o irmão (brincadeira). Fato é que o país é especialista em carne bovina, de cordeiro, de carneiro e frango. Assim, tentar encontrar uma opção saudável pode ser bastante complicado e frustrante. A salada deles é muito limitada e sair do alface e tomate é coisa rara por lá. Não sou vegetariana, mas tenho optado por uma vida saudável, então foi meio tenso essa questão por lá. Encontrei apenas 3 lojinhas de produtos naturais; uma em Montevideo (Canela, na calle Perez Castellano, na mesma rua do nosso hotel) e duas em Punta (Sin Azucar e Dieta, uma bem pertinho da outra). Claro que ia correndo para comer algo além de papas fritas e asado. Em Piriapólis, no restaurante Don Quijote, foi onde comi melhor e mais leve. O café de lá também não é bom. Aí já imaginou… cafezeira como sou, foi duro beber por várias vezes café com gosto de filtro velho (mesmo o espresso!!!!). Eles não tem tradição com o café o mate prevalece.

cafeNão sou fresca com alimentação, como de tudo. A questão é que os hábitos alimentadores dos uruguaios é bem diferente do que tenho proposto pra minha vida. Nos primeiros dias fiquei meio tensa com isso e queria tentar fugir do convencional, mas não deu muito certo. Aí sabe o que eu resolvi fazer? Viver o Uruguay! Sim comer o que eles comum por lá chivitos, asados, papas fritas e atacar as panaderias. Agora, claro, já estou de volta à rotina e a vidinha com muita salada e o mínimo de carne.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s