sobre ser professora

Adoro ser professora. Sério! Acho que ainda sou uma das poucas românticas com a profissão. Ok, você pode dizer que tenho pouco experiência e que tive sorte pelos lugares que lecionei. O fato é que me apaixonei pelo que faço e estou estudando mais para que possa de fato ter uma certa estabilidade.

Já fui professora do ensino médio, do ensino superior e da educação a distância (EaD). E mesmo nos diferentes níveis e modalidade sinto a mesma satisfação e me dedico igualmente. Gosto de estudar e de conversar com outras pessoas. Respeito meus alunos e quero saber o nome de todos eles. Lembro que quando um professor falou o meu nome uma vez, senti que isso era importante. Claro, que passados alguns meses posso esquecer o nome, mas sei exatamente a turma, os amigos, o modo como se comportava.

Aprendo muito e não é demagogia. Aprendo a ver as coisas por um lado diferente e tenho que aprender a lidar com situações muito rapidamente. Histórias de vida muito diferentes. Comportamentos. Aprender a falar na frente para um grupo de pessoas te olhando…. São muitos desafios.

To falando isto tudo porque ontem me encontrei com um ex-aluno.

Ele era do 3º ano no ano passado e agora já está terminando o 2º período de engenharia elétrica. Mesmo que o sonho dele fosse fazer algum curso nas Ciências Humanas.

Ele andava pela avenida da UFMG, escutava algo no fone de ouvido. Quando ele me viu, tirou os fones e disse: PROFESSORA! Que bom te ver! Claro que lhe dei um abraço e conversamos um pouco. Achei engraçado, pois ele disse que gostava das aulas e eu nem achava rsrs Ele sempre estava com os tais fones de ouvido.

Tenho saudades do ano passado.

2 comentários

  1. etutores · fevereiro 27, 2014

    Querida colega, somos duas românticas então! Para quem tem o dom, lecionar é mais que uma missão, é um prazer!

    • fercout · fevereiro 28, 2014

      Olá, etutores,
      Realmente. Que bom encontrar mais uma pessoa apaixonada pela profissão.
      Hoje cada dia mais difícil.
      Um abraço,
      Fernanda

Deixe um comentário

